Medicamento disposta no tratamento de Cicatrizes anormais.
- Dr Felipe Góis
- 1 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de set. de 2023

O quelóide e a cicatriz hipertrófica (CHT) são fenômenos cicatriciais anormais, considerados variações de uma mesma condição, a hiperproliferação das cicatrizes, apresentando comportamentos distintos, mas que em si são consequências da cicatriz em excesso.
Descreve-se como um dos fatores relacionados à formação dessas lesões um desequilíbrio na liberação de fatores de crescimento locais, tais como o fator de crescimento transformador (TGF) β, um material capaz de estimular a produção de colágeno.
Ao longo dos anos a ciência seguiu a busca por estratégias que mostrassem resultados para tratamento das cicatrizes anormais, neste contexto o tamoxifeno, um agente anti-estrogênico não-esteroidal sintético que é usado no tratamento adjuvante do câncer de mama, por vir oral, demonstrou em estudos, inibir a expressão do TGF-β, tendo como principal consequência a inibição da proliferação de cicatriz excessiva. Esta ação do tamoxifeno sugere uma possível ação terapêutica em lesões cicatriciais patológicas.
Atualmente veiculado para administração tópica na concentração de 0,1% em diversos veículos, com associações múltiplas com outras drogas, o uso do Tamoxifeno é considerado uma das mais importantes aquisições da terapia medicamentosa de cicatrizes.
Veja mais em:
Comments