top of page

Explante mamário: por que tantas mulheres estão retirando o silicone? Tendência, famosas e segurança do implante.

  • Foto do escritor: Dr Felipe Góis
    Dr Felipe Góis
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Nos últimos anos, o número de mulheres optando pelo explante mamário — a retirada das próteses de silicone — tem crescido em todo o mundo. A tendência é forte entre famosas, mas também tem despertado dúvidas em muitas pacientes: será que o silicone faz mal? Existe risco real à saúde? O que é a Síndrome Ásia?

Neste post, explico de forma clara e científica o que está por trás dessa decisão, quem pode considerar o explante e se há motivo real para preocupação com os implantes.

 

Mas afinal o que é o explante mamário?

 

O explante é a cirurgia para remover as próteses de silicone colocadas anteriormente nas mamas. Pode ou não incluir a retirada da cápsula fibrosa e, em muitos casos, é associada a uma mastopexia (lifting das mamas) para reposicionamento e ajuste estético.

 

E por que o explante virou tendência? Entre os principais motivos: busca por um corpo mais natural; mudança de estilo de vida (como atletas e praticantes de yoga que sentem incômodo com a prótese); questões de saúde, como a Síndrome Ásia, uma condição controversa relacionada a sintomas diversos (fadiga, dor, nevoeiro mental, etc.) e preocupações com rupturas ou contratura capsular.


Algumas celebridades nacionais e internacionais que realizaram explante como:

Carolina Dieckmann: a atriz optou pelo explante por não se identificar mais com as próteses, buscando naturalidade, ainda a modelo Isabeli Fontana que retirou suas próteses após 20 anos e relatou sentir-se mais confiante profissionalmente, sem falar na Victoria Beckham, ela optou em 2014 decidiu remover os implantes que tinha desde os anos 1990, em entrevistas, Victoria expressou arrependimento pela decisão de aumentar os seios, considerando-a um reflexo de inseguranças da juventude.

        

Explante mamário: tendência ou necessidade?
Explante mamário: tendência ou necessidade?

Essas mulheres compartilharam abertamente suas experiências, ajudando a trazer mais visibilidade à causa e à autonomia sobre o próprio corpo.


Afinal, o silicone faz mal? O silicone aprovado e de boa procedência é seguro para a imensa maioria das pacientes. A Síndrome Ásia ainda não tem comprovação científica sólida, mas merece atenção. Cada caso é único, e o acompanhamento com um cirurgião plástico experiente é essencial para tomar a melhor decisão — seja para colocar, manter ou remover a prótese.


Deve-se considerar o explante nas ocasiões abaixo:

  • Se você sente dor persistente ou sintomas atípicos após colocar a prótese

  • Em casos de ruptura ou contratura capsular;

  • Se houve mudança no seu estilo de vida ou perda da identificação com o novo formato corporal;

  • Se deseja um visual mais natural ou está em processo de transição corporal.


Cada corpo tem sua história. Se você está vivendo esse momento de dúvida sobre manter ou retirar as próteses, procure orientação médica qualificada. No meu consultório, você encontra escuta, acolhimento e uma abordagem personalizada, sem julgamentos.


Silicone: manter ou retirar?
Silicone: manter ou retirar?

Você está em dúvida sobre colocar ou retirar o silicone? Conhece alguém que vive esse dilema? Então não guarde essa informação só pra você.


Compartilhe esse conteúdo com aquela amiga, irmã ou conhecida que precisa ouvir isso com responsabilidade e acolhimento. Acessendo o blog do Dr. Felipe Góis elas vão descobrir tudo sobre o explante mamário — sem mitos, com ciência e empatia. Ler pode mudar decisões. Compartilhar pode transformar histórias.


Dr Felipe Gois

Cirurgião Plástico

CRM RN 6617 | RQE 6151

@dr.felipegois




 
 
 

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
  • Instagram
  • YouTube

Todos os direitos reservados © 2023

bottom of page